Lixo é vida!
O olhar diferenciado para o lixo e a certeza de que é necessario educar as próximas gerações para uma vida, e uma gestão do lixo que produzimos durante ela, mais sustentável, aproximou Tamarana de ações de educação ambiental voltadas às crianças.
Em Florianópolis, desde 2019 e em parceria com o movimento De Boas, que reúne cerca de 10 famílias com crianças entre 3 e 8 anos, começou-se a separar o lixo orgânico para a realização de uma composteira, em um terreno privado. Semanalmente, as crianças colocam o “lixo”, reviram, cobrem com folhas secas e palha.
Como resultado, já se compostaram mais de 50kg de resíduos orgânicos por semana.
A experiencia com as familias foi o pontapé inicial para a ampliação desta ideia ao âmbito do ensino público, e a partir de então, fez-se uma parceria com a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Bairro do Campeche, onde com o apoio de professores e professoras, pais e mães, as merendeiras, os alunos e alunas do ensino fundamental começaram a construir uma composteira.
O objetivo do projeto é construir um jardim comestível na escola, com ervas medicinais e árvores frutíferas, além de uma horta, que abastecerá a cozinha para a preparação das merendas a partir dos produtos orgânicos cultivados pelos alunos e alunas.