Preparação do terreno: a construção da horta comunitária Wajuru

Jovens e adultos Wajuru usam saberes e técnicas tradicionais para preparar o terreno onde será realizada a horta comunitária

Jovens ajudam na preparação do terreno para a horta comunitária Wajuru

Com a chegada do material necessário para a realização da horta comunitária e do quiosque, a comunidade Wajuru começou o trabalho de preparação do terreno para o plantio. O primeiro passo foi a escolha do terreno e depois a sua limpeza, que começou em metade de agosto.

“Nós começamos ontem, estamos indo aos poucos”, explicou Tailani Wajuru, uma das jovens que representam a comunidade e trabalham nas atividades do projeto. O período não é fácil para a comunidade que, como os outros povos indígenas do Brasil, tem vivido momentos de profunda dificuldade econômica, à causa da crise desencadeada com a pandemia de Covid-19.

Tailani Wajuru mostra o terreno escolhido para a realizaçao da horta

Horta e quiosque serão inaugurados em fim de setembro

Em que pesa as dificuldades, Tailani mostra que a comunidade está unida na realização dos trabalhos para a horta e para a realização de atividades de troca de saberes e de sementes, entre comunidade da região. È preciso união e apoio recíproco, e neste sentido a comunidade contará com o suporte da Universidade de Rondônia para a realização dos eventos.

A troca de sementes e as oficinas estão marcadas para dia 22 de setembro. Tailani espera que até esta data o quiosque também já esteja pronto. “Os parentes estão começando a construção essa semana”, disse. Uma vez terminada a construção, faltará somente a implementação da iluminação, que também ficará por conta do presente projeto.

Adubo realizado a partir dos “tições” da fogueira de São João

Uma representante Wajuru explica como utilizam o carvão das fogueiras realizadas nas festividades de São João.


Últimas notícias do projeto