Igualdade de gênero

Distintivo de igualdade de nero na América Latina

Através de uma parceria com Forgender Seal, Associação espanhola ForGenderSeal que trabalha para a promoção e avaliação de políticas públicas com uma perspectiva de gênero para os governos locais na Espanha, as organizações INCIDIR (Argentina), Tamarana (Brasil) e Equidad (Paraguai), que compartilham uma perspectiva sobre a integração latino-americana e sobre as políticas públicas com foco em direitos, se comprometeram juntas no projeto de implementação do distintivo de igualdade de nero nos governos locais Latino-americanos.

Em 2020, iniciou-se o processo de adaptação da metodologia às realidades locais para a realização de uma prova piloto no município de Tandil, Argentina, futura liderança política da Rede MERCOCIUDADES.

Caminhamos juntas com a idéia de incorporar atores estatais e sociais neste projeto, para que possa promover não apenas a avaliação de políticas públicas com perspectiva de gênero, mas também incentivar o intercâmbio e a cooperação entre governos locais e organizações sociais de nossa região.

 

Grupo de trabalho na América Latina

Mayki Gorosito, INCIDIR (Argentina)

Professora e Bacharel em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ, Argentina) e especialista em integração regional e cooperação internacional. É fundadora e Presidenta da Associação Civil Argentina INCIDIR: Iniciativas para Cooperação Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional. Ocupou cargos de responsabilidade nessas áreas nos governos locais e no MERCOSUL.

 

Pilar Medela, INCIDIR (Argentina)

Estudante de Sociologia na Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina). Há mais de sete anos, realiza trabalhos comunitários e territoriais em várias organizações da sociedade civil que intervêm em contextos de vulnerabilidade.

 

Thais Palermo Buti, TAMARANA (Brasil)

Presidenta de TAMARANA, especialista em formulação, monitoramento e gestão de projetos de cooperação internacional. Colabora com universidades, empresas de consultoria e organizações internacionais da Itália e da América Latina. È jornalista na Itália, inscrita no Albo dos Jornalistas do Lácio. E’ formada em Direito pela PUC-Campinas e possui doutorado em cooperação internacional pela Universidade Sapienza de Roma.

 

María Susana Piersanti, EQUIDAD (Paraguay)

Karla Diaz Martínez, INCIDIR (Chile)

 

Associação Forgender Seal

A associação FORGENDER SEAL tem como finalidade social promover o exercício e a defesa dos direitos humanos das mulheres, direitos reconhecidos e garantidos na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e está comprometida em trabalhar pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos na Plataforma de Ação de Pequim e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incorporando a integração da perspectiva de gênero aos seus sistemas de gestão e à sua metodologia de trabalho.

A associação FORGENDER SEAL facilita o compromisso de instituições públicas e privadas em relação à efetiva igualdade de mulheres e homens, promovendo processos de certificação para obter distintivos e selos em favor da igualdade de gênero.

O Distintivo pela igualdade de gênero é o primeiro selo de qualidade e reconhecimento público em favor da igualdade de gênero no nível municipal. É um sistema de gestão de gênero que é disponibilizado aos municípios como uma ferramenta que favorece a integração de uma perspectiva de gênero nas políticas e ações da administração local.

A Associação certifica e concede o Distintivo ao município, obtido através de um processo de certificação elaborado de acordo com as competências municipais e regulamentos nacionais e internacionais sobre os direitos humanos das mulheres. O processo de certificação é adaptado às regulamentações do território onde deve ser aplicado, levando em consideração a legislação nacional vigente e a esfera de competência da instituição.

Para a implementação do selo na América Latina, a Forgender assinou um acordo com a organização INCIDIR, da Argentina, que por sua vez fez uma parceria com a Associação Tamarana (Brasil) e a organização Equidade (Paraguai), para expandir o escopo dos resultados esperados a outros países da região.

Clique aqui para saber mais sobre o Distintivo de gênero