Hortas comunitárias e Regeneração urbana

Horta urbana Vivere In, Roma
Horta urbana Vivere In, Roma

Através de uma parceria con a ong romana Vivere In…Onlus, Tamarana aborda temas voltados à agricultura urbana, regeneração urbana e hortas comunitárias, na Italia e no Brasil.

A Associação Cultural Vivere In foi criada para colaborar ativamente com todas as instituições, a qualquer nível, com atitudes construtivas e pró-ativas, a fim de resolver os muitos problemas que afligem os nossos bairros: desde a criação de espaços verdes equipados (inclusive hortas comunitárias), até a de sistemas esportivos modestos mas ao serviço dos cidadãos, desde a criação de ciclovias à criação de transportes públicos eficazes, desde os problemas de ordenamento urbano aos do quotidiano.

O objetivo final de Vivere In é contribuir a melhorar a qualidade de vida em uma cidade como Roma, na qual é necessário aumentar a agregação social, especialmente nas periferias, onde a falta de serviços sociais e pontos de encontro pode aumentar o clima de incerteza, insegurança e segregaçao.

 

Mapeamento de comerciantes alimentares de qualidade

Tamarana começou a realizar, na cidade de Roma, um mapeamento de comércios alimentares de qualidade, que seguem os seguintes critérios de produçao e/ou seleçao de produtos:

  • Km0;
  • Produçao artesanal;
  • Sustentabilidade (produtos organicos, agricultura social, traçabilidade);
  • “Filiera certa”;
  • Politicas anti-disperdicio.

A través de uma rede de voluntàrios, Tamarana leva adiante o projeto de mapeamento na cidade de Roma, para a realizaçao de um mapa interativo e atualizado. O objetivo do projeto, chamado “BUONISSIMAP“, è também a realizaçao de um Blog especializado, com temas ligados ao relançamento dos bairros e à educaçao alimentar, com enfoque no consumo responsàvel.

O conceito que se quer valorizar è o novo paradigma da “(fisi)cidade dos 15 minutos.