Projeto Semear Cultura e Tradição

Descrição do projeto

O projeto Semear Cultura e Tradição visa contribuir para a preservação da agricultura tradicional indígena e para a sustentabilidade econômica da Comunidade Tradicional Indígena Wajuru, em Rolim de Moura do Guapore, Rondonia. A iniciativa prevé a criação de uma horta comunitária para o cultivo de alimentos tradicionais, plantas e ervas medicinais, a realização de oficinas de saberes indígenas tradicionais aos jovens, e a realização de uma feira de sementes, a partir de experiências de sucesso já alcançadas no passado.

Os produtos comercializados serão os excedentes da produção da horta e aqueles adquiridos diretamente dos produtores indígenas. O objetivo è aliar a identidade alimentar e a nutrição saudável à questão econômica e promover a sustentabilidade da agricultura comunitária e familiar. A feira de troca de sementes, que faz parte de práticas já consolidadas das comunidades indígenas da região com o apoio da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), visa promover o fortalecimento dos povos indígenas e a valorização dos conhecimentos tradicionais relativos à agrobiodiversidade, nutrição tradicional e gestão territorial e ambiental em terras indígenas, a partir da manutenção de práticas culturais, baseadas nos rituais e nas práticas agrícolas.

Parceiros do projeto

O projeto Semear Cultura e Tradição, financiado no âmbito da iniciativa “Micro Progetti” da Caritas italiana, será realizado pela Comunidade Tradicional Indígena Rolim de Moura do Guaporé. Para a sua execução, a Comunidade contará com o apoio da Associazione Vivere In, com sede em Roma, e da Associação Tamarana.

Notícias do projeto

Conheça os setores em que atuamos