O processo de adubação orgânica e o plantio das primeiras mudas começam a dar corpo à horta comunitária da Comunidade Tradicional Indígena Wajuru, em Rolim de Moura do Guapore, Rondônia
A horta comunitária, realizada no âmbito di projeto “Semear Cultura e Tradição”, começa a tomar corpo, juntamente com o quiosque, futuro ponto de encontro da comunidade, e já em construção.
Tailani é uma jovem representante do povo Wajuru que tem registrado as atividades e o andamento do projeto. Suas imagens dão conta de um processo coletivo que, em si mesmo, fortalece as relações entre os parentes da própria comunidade, e também entre comunidades.
Entre as atividades recentes, Tailani conta das viagens de moto para conseguir recolher o material orgânico necessário para a fertilização da terra. “Tivemos que buscar mais adubo para o alface. Como ele é mais melindroso, precisa de mais adubo antes de colocar as mudas”. Na viagem, a carreta para o transporte se soltou, e os jovens puderam contar com a ajuda de outros parentes que viviam nas redondezas que lhes emprestaram uma corda. Tailani quis aproveitar o momento para contar, com imagens, o dia a dia de seu povo, entre percalços e solidariedade. Terminado o almoço na casa que os acolheu, seguiram viagem.
Jovens viajam para buscar o material para a adubação orgânica
Jovens trabalham na horta comunitária
Rucula Tomate Cebolinha Rucula Canteiro em preparaçao para alface