O quiosque que está sendo construído pela comunidade não è somente uma estrutura física, mas representará um novo espaço de trocas entre os povos indígenas da região
A partir do projeto Semear Cultura e Tradição, realizado pela comunidade Wajuru com apoio da Caritas Italiana e a assistência de Tamarana e da associação italiana Vivere In…, foi possível dar início à realização de uma horta comunitária e à construção de um quiosque que será também um ponto de venda dos produtos da horta. O objetivo, entretanto, é que no futuro o espaço va muito além de suas meras – ainda que importantes – funcionalidades logísticas.
O que se estão colocando agora são, portanto, os alicerces de um nova força da comunidade, baseada em sua capacidade de reagir, de se reorganizar a partir de seus próprios saberes e aqueles de parentes de outras etnias e comunidades da região.
Tailani Wajuru, uma das jovens à frente das atividades do projeto, nos envia o material para compartilhar conosco a paulatina transformação do espaço naquilo que virá a ser o quiosque realizado a partir do projeto. “Não temos um espaço cultural nem no Município”, diz. “O quiosque vai ser o ponto referência: nessa quadra vamos fazer esse espaço cultural”.
Os mestres anciãos, indigenas e quilombolas, se unem ao grupo que está trabalhando para dar orientações.
Últimas notícias do projeto
- Como nasce uma horta: depois da preparação do terreno, é hora da adubação orgânica e das primeiras mudas
- Em busca do adubo: os tantos modos em que os incêndios na floresta afetam os povos indígenas
- Quiosque da comunidade Wajuru: um novo espaço de troca de saberes
- Preparação do terreno: a construção da horta comunitária Wajuru
- Jovens dão início às ações para construção de horta comunitária Wayoró