O adubo è um dos elementos necessarios para a preparação do terreno para a horta comunitária da comunidade Wajuru, é necessário encontrar o adubo. Atividade que se torna cada vez mais difícil
Tailani Wajuru, uma das jovens ativas nas açoes do projeto Semear Cultura e Tradiçao, nos envia imagens dos jovens que saem em busca do abudo para a preparaçao do terreno. E explica: “com as queimadas, para se formar pasto temos que ir cada vez mais longe pra conseguir achar nossos adubos. Andamos bastante ontem e o principal adubo, que é do aricuri, não achamos. Esses que trouxemos é do tarope”.
O projeto, financiado pela Caritas, culminarà com a realizaçao de uma horta e de um quiosque que serà um ponto de encontro para a comunidade.
A jornada dos jovens Wajuru em busca do adubo
O projeto Semear Cultura e Tradição
O projeto Semear Cultura e Tradição visa contribuir à preservação da agricultura tradicional indígena e para a sustentabilidade econômica da Comunidade Tradicional Indígena Wajuru, em Rolim de Moura do Guapore, Rondonia. A iniciativa prevé a criação de uma horta comunitária para o cultivo de alimentos tradicionais, plantas e ervas medicinais, a realização de oficinas de saberes indígenas tradicionais aos jovens, e a realização de uma feira de sementes, a partir de experiências de sucesso já alcançadas no passado.
Últimas notícias do projeto
- Como nasce uma horta: depois da preparação do terreno, é hora da adubação orgânica e das primeiras mudas
- Em busca do adubo: os tantos modos em que os incêndios na floresta afetam os povos indígenas
- Quiosque da comunidade Wajuru: um novo espaço de troca de saberes
- Preparação do terreno: a construção da horta comunitária Wajuru
- Jovens dão início às ações para construção de horta comunitária Wayoró