Tandil é a primeira municipalidade latino-americana a obter a Certificação SG CITY 50-50 pela Igualdade de Gênero. O resultado é fruto de uma parceria de organizaçoes latinoamericanas com a associaçao espanhola Forgender.
Tandil, cidade argentina que preside a rede Mercociudades, obteve a certificação SG City 50-50 de igualdade de gênero e assumiu o compromisso de continuar desenvolvendo políticas públicas na matéria. O distintivo pela igualdade de gênero é o primeiro selo de qualidade e reconhecimento público em favor da igualdade de gênero no nível municipal. Se trata de um sistema de gestão de gênero que é disponibilizado aos municípios como uma ferramenta que favorece a integração de uma perspectiva de gênero nas políticas e ações da administração local.
A iniciativa é coordenada na Espanha pela associação Forgender Seal e na América Latina pela associação argentina INCIDIR, em parceria com Tamarana, no Brasil, e com Equidad, no Paraguai. O objetivo da parceria, iniciada em 2020, é a implementação do distintivo na América Latina, para expandir os impactos das politicas de genero a outras cidades da região. A tal fim, a iniciativa será apresentada a outros municípios do Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela, e contará com o apoio de Tandil como atual Presidência da Rede Mercociudades, com a Fundação Saber Como, e com o Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero e Feminismo (NIEGYF) da UNSAM.
A obtençao da certificação por parte de um municipio comporta também o compromisso de desenvolver uma série de políticas nos próximos anos, com o objetivo de seguir desenvolvendo e melhorando as polìticas que tenham por objetivo a plena igualdade de gênero.